Operação contra crimes ambientais terá apoio do Exército por 1 mês

Homens do Exército ficam ainda mais 30 dias dando apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) na Operação Hileia Pátria, desencadeada em 1º de julho, contra crimes ambientais. O comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de Brigada Carlos Alberto Mas, afirmou, agora a pouco, em entrevista coletiva, que a expectativa inicial, a partir do começo dos trabalhos, é pela permanência de 60 dias, mas destacou este prazo pode ser prorrogado. "Estamos dando apoio logístico ao IBAMA na operação de combate aos ilícitos da área ambiental", explicou. O saldo parcial da operação ainda não divulgado pelo instituto.

O sargento afirmou que cerca de 195 homens estão envolvidos na operação. "Estamos com desdobramento de equipes no terreno aqui em Sinop, Marcelândia e Feliz Natal. E temos lá, meio de pessoal, material e equipamentos, para possibilitar o transporte e a guarda temporária de qualquer madeira e material apreendido pelo IBAMA", explicou. "Tivemos várias missões, não digo incidentes. Tivemos várias apreensões já conduzidas pelo IBAMA e nós fizemos o apoio logístico, o carregamento, transporte e levado para o local de guarda, que está sendo disponibilizado pelas prefeituras no caso de Marcelândia e Feliz Natal", acrescentou.

O comandante da área de apoio logístico, major Flávio Milhomem, afirmou que a escolha de Sinop como base central da operação foi estratégica. "Para permitir que as operações ocorram nos municípios de Marcelândia e Feliz Natal, que são as bases que estão diretamente com o Ibama", disse. "Temos em torno de 50 viaturas para atuar nas três bases. Aqui [em Sinop] estamos ocupando as instalações do tiro de guerra e nos municípios de Marcelândia e Feliz Natal o pelotão tem meios para realizar esse apoio para o IBAMA, estão em instalações cedidas pelas prefeituras", explicou.

Além dos trabalhos contra os crimes ambientais, ainda são desenvolvidas Ações Cívico-Sociais, que consistem em atividades de atendimento médico, odontológico, entre outros, destinados principalmente às famílias carentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divulgado gabarito da prova do Ensino Médio Integrado do IFMT

Discussão leva à tentativa de homicídio em Canabrava do Norte com um tiro na boca

Candidatos têm até dia 15 de agosto para se inscrever no concurso da Seduc