sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Canarana terá Núcleo de Formação Indígena

A Prefeitura de Canarana assinou o termo de doação de um terreno à SEDUC, Secretaria de Educação de Mato Grosso para que possa ser implantado na cidade o Núcleo de Formação Indígena na cidade. A assinatura do termo de doação aconteceu no dia 18 de junho em um encontro entre o prefeito de Canarana Evaldo Diehl e o Secretário de Educação do Estado, Ságuas Moraes.
O terreno doado está localizado na entrada da cidade ao lado do Centro Universitário, e possui área total de 12.608 metros quadrados. De acordo com o prefeito de Canarana, a administração municipal optou por fazer a doação para possibilitar um ensino melhor e especializado à população indígena local, que necessita de uma educação direcionada à sua cultura.
A SEDUC informou que toda a proposta para a instalação da unidade foi discutida e formatada em conjunto com o Conselho Estadual Indígena (CEE-MT). “Em posse do projeto agora iremos até o Ministério da Educação para buscar recursos”, explicou de educação de Mato Grosso Ságuas Moraes.
Segundo a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Ema Marta Cintra, a unidade de Canarana atenderá a 14 etnias. Ela ainda pontuou que o Núcleo de Formação terá um espaço para a produção de material didático para os povos. “Haverá um laboratório de conhecimento e de linguagem já que o número de etnias é grande na região”, acrescentando que a elaboração do projeto arquitetônico segue as especificidades para o melhor atendimento dos povos. “Tentamos traçar um padrão para garantir esse atendimento, teremos a construção de um espaço de conhecimento que será um grande espaço de convivência. Teremos um alojamento, um espaço verde, um redário”, destacou Ema.

Não foi definida a data para o inicio das obras da construção do Núcleo nem a data de quando ele vai começar a funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário