TAPIRAPE FM

terça-feira, 17 de setembro de 2013

MT recebe 4 primeiros profissionais estrangeiros do 'Mais Médicos'

Mato Grosso recebeu neste domingo (15) os quatro primeiros estrangeiros que irão atuar no país por meio do 'Programa Mais Médicos', do governo federal. Dois deles são espanhóis, um de Honduras e outro brasileiro. Os profissionais trabalhavam no México, Espanha e Venezuela. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os profissionais irão passar por um treinamento na Escola de Saúde Pública para então seguir para o interior.
Os médicos, da primeira rodada do programa do governo federal, serão destinados para os municíos de Cáceres, Gaúcha do Norte e Santo Antônio de Leverger, sendo que dois irão para Cáceres. Os pedidos foram feitos pelas prefeituras dos municípios ao Ministério da Saúde. Algumas solicitaram número bem superior ao homologado pelo órgão federal. Cáceres, por exemplo, pediu 15 profissionais.
A previsão, porém, é que sejam destinados um total de 13 médicos para trabalhar no estado, porém, a contratação ocorre de forma gradativa. Antes, haviam sido anunciados 15, no entanto, depois esse número foi corrigido e reduzido para 13 por conta de problemas no processo ou à falta de homologação por parte de dois trabalhadores com diplomas estrangeiros inscritos no programa.
O treinamento ocorrerá durante toda a semana. Nesse período, os profissionais, selecionados pelo Ministério da Saúde, deverão se inteirar sobre a dinâmica de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como sobre as regras do Conselho Estadual de Saúde e o trabalho que deverão exercer nas unidades públicas de saúde.
A escolha dos municípios se dá, conforme o Ministério da Saúde, de modo a priorizar as áreas periféricas de regiões metropolitanas e às cidades de extrema pobreza para a distribuição dos profissionais em Mato Grosso.
À princípio, os médicos chegaram sozinhos ao estado e desembarcaram na tarde deste domingo no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
A região Centro-Oeste foi a última em número de profissionais recebidos do governo federal, tendo sido contemplada com 36 nesta primeira rodada do programa 'Mais Médicos'. A maior cobertura foi proporcionada ao Nordeste. Foram 261 profissionais.

O Ministério da Saúde esclareceu que a segunda rodada do programa já está valendo e que novas homologações de trabalhadores poderão ser feitas, inclusive daqueles que por algum problema com documentação acabaram tendo sua participação cancelada.
Por: G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...