TAPIRAPE FM

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Mais de 42,6 mil casos de dengue são registrados em MT neste ano

Mato Grosso já registrou 42.694 casos de dengue entre janeiro deste ano até esta quinta-feira (10), conforme balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Ses). Ao menos 33 pessoas morreram vítimas da doença e outros três casos, segundo o órgão, estão sendo investigados.
No mesmo período do ano anterior ocorreram 6 mil casos a menos. De janeiro a outubro de 2012, a secretaria registrou 36.178 no estado.

As cidades que registraram morte por conta da dengue são: Alta Floresta (3), Apiacás (1),Aripuanã (1), Barra do Garças (1), Cáceres (1), Campo Novo dos Parecis (3), Campo Verde(1), Carlinda (1), Cuiabá (2), Itiquira (1), Jaciara (1), Juara (2), Primavera do Leste (2),Pontal do Araguaia (1), Pontes e Lacerda (1), Tangará da Serra (1), Sinop (4), Sorriso (2), Vera (1), Sapezal (1) e Lucas do Rio Verde (1), Várzea Grande (1).
Outros três casos de morte pela doença estão sendo investigados em Alto Taquari, Lucas do Rio Verde e Nova Xavantina.

Na capital mato-grossense, os números de notificações em 2013 chegam a 3.304. EmSinop, município com maior índice de registros, foram constatados 8.017 casos. Várzea Grande, região metropolitana deCuiabá, registrou 735 ocorrências de dengue.
O quadro epidemiológico da doença caracteriza-se pela circulação simultânea de dois sorotipos virais da dengue, o DENV 1 e a introdução do sorotipo DENV 4 no estado.


Prevenção
A Secretaria Estadual de Saúde recomenda que as principais formas de combate ao mosquito da dengue são através da limpeza de calhas dos telhados, dos pratinhos dos vasos de plantas e piscinas. Não deixar formar poças d’água, eliminar qualquer tipo de material que possa acumular água, garrafas ou manter recipientes sempre virados de boca para baixo, armazenar pneus em locais cobertos para não acumular água e tampar bem as caixas d’água e os poços.


Do G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...