TAPIRAPE FM

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Porto Alegre do Norte e outras 03 cidades do Norte Araguaia estão com gestão critica


Dezoito dos 141 municípios de Mato Grosso apresentam nível de gestão crítica. É o que aponta o Índice de Gestão Fiscal (IGF), ferramenta criada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), lançado na sexta-feira (25). Os dados, que contemplam a gestão dos municípios desde 2009, mostram um aumento de 50% no número de prefeituras em extrema dificuldade.
Na região do Norte Araguaia, aparecem na lista com gestão critica, a cidade de Porto Alegre do Norte administrada pelo prefeito Emival Gomes de Freitas (PSD), além das cidades de Luciara, Novo Santo Antônio e Alto Boa Vista.
O índice leva em consideração 5 indicadores: receita própria, liquides, gasto com pessoal, investimento e custo da dívida. De acordo com os números, problemas em gastos de curto prazo, a liquidez da gestão, faz com que haja um número razoavelmente grande de municípios com gestão crítica. Outro fator que contribui com o aumento é o avanço nos gastos com folha de pagamento.
O objetivo é estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à aplicação dos recursos públicos. O IFGP jé era utilizado pelo órgão de controle externo no julgamento das contas.
Ainda aparecem na relação conforme os dados até 2012, as cidades de Chapada dos Guimarães, Poconé, Arenápolis, Cáceres, Araguaiana, Brasnorte, Porto dos Gaúchos, Dom Aquino, Várzea Grande, Juscimeira, Tesouro, Pedra Preta, Araguainha e São Pedro da Cipa.

Fonte: Uasley Werneck com Continental FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...