TAPIRAPE FM

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Preço do leite em MT aumenta 400% da fazenda até consumidor final

O produtor de leite em Mato Grosso vive um bom momento quando o assunto é o preço recebido por seu produto, com sete altas consecutivas. Segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o valor médio do leite, no Estado, atualmente é de 83 centavos por litro, um incremento de 24% em relação a janeiro de 2013.
O preço mais alto em Mato Grosso, no mês de setembro, foi pago aos leiteiros da região Nordeste do Estado, 90 centavos por litro. O menor preço foi praticado na região Noroeste, onde o produtor recebeu cerca de 69 centavos.
Mas enquanto o produtor mato-grossense comemora o atual patamar de preços, os consumidores reclamam que o produto subiu demais no último ano. Quando vai ao supermercado, a ponta final da cadeia tem observado valores elevadíssimos.
O preço médio do leite integral nas lojas de Cuiabá, segundo o Imea, está em R$ 3,26 por litro. Mas em Sinop, por exemplo, o leite está ainda mais alto, R$ 3,50.

Em âmbito geral, segundo dados do Imea, os preços do leite e seus derivados no varejo mato-grossense subiram 55.98% desde janeiro – mais que o dobro do ganho repassado ao produtor rural.
Por: MT Via Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...