TAPIRAPE FM

sexta-feira, 16 de maio de 2014

9 prefeitos em MT não tem Ensino Fundamental completo

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), para o perfil dos municípios brasileiros 2013, avaliou o nível de instrução dos prefeitos, como o grau de escolaridade. Dos 141 chefes dos Executivos municipais de Mato Grosso, 9 não concluíram nem o Ensino Fundamental e apenas 4 concluíram este nível de escolaridade. No grau Ensino Médio, 7 não completaram e 51 concluíram. Contudo, 50 prefeitos tem nível superior e 7 não concluíram totalmente o curso na faculdade. Pós-graduado são apenas 13 prefeitos.
Outro estudo feito pelo Instituto, foi em relação aos partidos políticos dos prefeitos. Em MT há uma predominância do PMDB, que mantém 27 gestores em suas fileiras de filiados. Os dados do IBGE indicam o PR em segundo lugar com 14, enquanto o PT aparece na terceira fileira, empatado com o DEM, com 11 prefeitos. Depois vem o PDT com 8, o PP com 7, o PPS com 6, o PSDB com 3 e o PTB com 2. Os dados não mostram os gestores filiados ao PSD.
Um estudo que chamou atenção é em relação ao número exorbitante de gestores homens, em relação a mulheres. Em Mato Grosso, são 122 prefeituras comandadas por homens, enquanto 19, por mulheres. A maioria dos administradores, segundo a pesquisa, está na faixa etária de 41 a 60 anos, com 92 homens e 12 mulheres no comando. Há prefeituras com gestores entre 26 a 41, sendo 20 homens e 6 mulheres. Com idade em mais de 60 anos, somente 10 homens estão no comando.
Por: Gazeta Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...