TAPIRAPE FM

sábado, 7 de junho de 2014

Circuito Regional de Quadrilhas do Araguaia começa nesta sexta-feira

O Circuito Regional de Quadrilha do Araguaia (Cirquaia), começa nesta sexta-feira (06.06) na cidade de General Carneiro. A programação se estende até julho, passando também pelas cidades de Santa Cruz do Xingu, Ribeirão Cascalheira, Serra Nova Dourada e Nova Xavantina. O evento está na 4ª edição e já faz parte do calendário festivo no estado.
O Cirquaia acontece com o apoio da Secretaria de Cultura de Estado (SEC-MT) que incentiva as festas tradicionais que promovem manifestações culturais e artísticas dos mato-grossenses.
Até o momento o Cirquaia já tem 20 inscritos, sendo que até 15 dias antes de cada etapa eliminatória, outros grupos ainda poderão se inscrever. A equipe participante não precisa ser profissional para concorrer no circuito.
A festa tem o objetivo de integrar os 30 municípios da região do Araguaia e prevê à melhoria da qualidade de vida dos participantes, além de promover a interação familiar por meio da manifestação da cultura popular e degustação da gastronomia tradicional, típica de festas juninas.
Com a chegada de turistas o arraia deve movimentar as cidades que vão sediar o evento que espera receber em General Carneiro, Santa Cruz do Xingu e Serra Nova Dourada cerca de 5 mil pessoas por dia e em Ribeirão Cascalheira e Nova Xavantina aproximadamente 30 mil, totalizando um público de 180 mil pessoas durante o evento.
Esse fluxo ajuda a fomentar a cadeia econômica local, gerando renda para os moradores da região, além de divulgar a arte dos grupos participantes, que por meio de suas apresentações conseguem obter outras propostas de trabalho.
Lembrando que os três primeiros colocados nas categorias de acesso e iniciação serão bonificados com prêmios em dinheiro, os quesitos que serão avaliados são: Quadrilha junina, casal de noivos, animador e barraca típica.
Programação:
General Carneiro
06,07 e 08 de junho
Santa Cruz do Xingu
13 e 14 de junho
Ribeirão Cascalheira
22 e 23 de junho
Serra Nova Dourada
27 de junho
Nova Xavantina - Final
04,05 e 06 de julho
Por: SEC-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...