TAPIRAPE FM

quinta-feira, 12 de maio de 2016

GTPS realiza evento para divulgar as boas práticas da pecuária sustentável em Mato Grosso

A cidade de Alta Floresta, no Mato Grosso, foi escolhida para receber mais uma etapa do “Encontro: Aplicação do Manual de Práticas para Pecuária Sustentável”. O evento, que ocorre em 14 de maio, é realizado pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) em parceria com o Instituto Centro de Vida. A ação tem o objetivo de orientar produtores e assistentes técnicos rurais a executarem as tecnologias consideradas sustentáveis para a produção pecuária. O encontro será pautado pela aplicação do Manual de Práticas para Pecuária Sustentável, lançado pelo GTPS em setembro do ano passado.

Com linguagem didática, o Manual foi desenvolvido com enfoque na prática. Além da listagem de tecnologias sustentáveis, o material se propõe a classificar as atividades de acordo com o seu nível de complexidade, custo de implementação e incremento em curto, médio e longo prazo. A publicação é dividida em seis capítulos: Bem-Estar na Fazenda; Gestão Agropecuária; Nutrição; Pastagem; Reprodução e Melhoramento Genético e, por fim, Sanidade. Os temas e os conteúdos foram selecionados por meio de workshops entre especialistas do setor. 

O presidente do GTPS, Fernando Sampaio, acredita que o Manual é mais uma oportunidade de demonstrar a real finalidade de o grupo existir.  “O material reúne todas as possibilidades para que o produtor melhore a eficiência da sua produção. Estamos cumprindo com um dos nossos princípios de difundir tecnologias agropecuárias sustentáveis, que auxiliam na evolução de uma atividade mais justa, ambientalmente correta e economicamente viável”, observa.

O evento é uma das ações do Programa Pecuária Sustentável na Prática, projeto do GTPS que conta com financiamento do seu sócio fundador Fundação Solidaridad, por meio do Farmer Support Programme (FSP), fundo do governo holandês. Iniciado em 2013, o Programa selecionou sete projetos em cinco estados brasileiros que apresentavam problemas comuns as propriedades rurais como má gestão, condições precárias de pastagem, falta de assistência técnica e dificuldade de acesso ao crédito. Os sete projetos servirão como laboratório para implantar unidades demonstrativas, treinar técnicos e testar indicadores de melhoria contínua da sustentabilidade.

Acesse o Manual de Práticas para Pecuária Sustentável, pelo link: http://goo.gl/iMtKDE.
Serviço:
Encontro: Aplicação do Manual de Práticas para Pecuária Sustentável

Dia: 14/05/2016
Horário: das 8h às 14h
Endereço:  Fazenda Paraíso - Rodovia MT 325, entrando a esquerda no Km 27.
(Haverá placas indicando o local)
Cerca de 40 km do centro de Alta Floresta-MT

Sobre o GTPS

O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) é a primeira mesa redonda mundial sobre práticas sustentáveis na cadeia da carne bovina e referência para países como Argentina, Uruguai, México e Austrália. É formado por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no Brasil, entre eles indústrias, organizações do setor, produtores e associações, varejistas, fornecedores de insumos, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. O objetivo do GT é debater e formular, de maneira transparente, princípios, práticas e padrões comuns a serem adotados pelo setor, que contribuam para o desenvolvimento sustentável da atividade pecuária, trazendo mecanismos para que ela seja socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável.


Por: ÁGUA BOA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...