TAPIRAPE FM

sábado, 20 de agosto de 2011

Mil novos policiais reforçarão a segurança de MT em menos de um mês

Em pouco menos de um mês, Mato Grosso será beneficiado com mais de mil novos policiais militares que irão reforçar o quadro da Segurança Pública no Estado. Apenas na Baixada Cuiabana serão destinados 700 novos soldados, que serão distribuídos nos seis batalhões metropolitanos que integram os Comandos Regionais 1 e 2 da Polícia Militar, além dos batalhões especializados como o de Operações Especiais (Bope), Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam), Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), Batalhão Ambiental e Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran).

O reforço no contingente policial já estará nas ruas a partir do dia 12 de setembro. A confirmação é do comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Osmar Lino Farias, destacando também que os novos militares serão distribuídos nas unidades da Polícia Militar de acordo com a necessidade da região. O acréscimo para Segurança Pública é oriundo do último concurso público realizado pelo governo do Estado para a área, no ano de 2010, que oportunizou o ingresso de quase dois mil profissionais na Segurança do Estado.

Já são quase seis meses de Curso de Formação, que começou em fevereiro deste ano, em 12 cidades de Mato Grosso como Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Primavera do Leste, Rondonópolis, Cáceres, Pontes e Lacerda, Juína, Sinop, Alta Floresta,Tangará da Serra e Vila Rica, e que está capacitando os novos militares para prática da atividade policial.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, esteve na aula do Curso de Formação de Soldados da PM de Primavera do Leste, encerrando o ciclo de palestra ministrada aos mais de mil alunos distribuídos nas 12 cidades onde acontecem a formação, que termina no dia 05 de setembro. ”O curso acontece nas cidades escolhidas pelo aluno quando fizeram a inscrição no concurso, e é uma forma de fixar o policial no local onde ele irá atuar”, observou o comandante geral da PM, coronel PM Osmar Lino Farias.

Em todas as palestras ministradas nos cursos de Formação de Soldados, o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, levou aos alunos um pouco da sua experiência policial, além de pontuar sobre a estrutura da Segurança do Estado, passando pela importância do curso de formação, a evolução e as políticas de Segurança Pública, estrutura da Sesp, até os segmentos que integram a Pasta da Segurança do Estado, como o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Polícia Comunitária e o projeto social Rede Cidadã. ”Essas palestras são para que conheçam um pouco mais sobre o Sistema de Segurança Pública, no qual irão atuar”, disse o secretário Diógenes aos 35 alunos do Curso de Formação de Soldados em Primavera do Leste.

Segundo o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar de Primavera do Leste, tenente-coronel PM Marcos Roberto Gonçalves, essas palestras são uma oportunidade ímpar para os alunos conhecerem melhor a estrutura da Segurança no Estado. ”Queremos fazer um trabalho diferenciado. Os alunos já estão interagindo com a comunidade, atuando dentro da filosofia de polícia comunitária”, enfatizou.

Em Primavera do Leste, dos 35 alunos, 18 ficarão na cidade e os demais serão designados aos municípios vizinhos como Gaúcha do Norte, Paranatinga, Campo Verde e Santo Antônio do Leste. A meta do Governo do Estado é que até o mundial esportivo de 2014 seja realizado um concurso público ao ano para ingresso de mais profissionais para área da Segurança Pública.
Fonte: Só Notícias com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...