TAPIRAPE FM

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

População decide: Pará não será dividido em 3 Estados

Antes mesmo de completar duas horas da apuração dos votos do plebiscito que consultou a população sobre a divisão do Estado do Pará em três Estados para a criação dos Estados do Carajás e Tapajós, a Justiça Eleitoral anunciou o resultado do pleito. Com 70% dos votos apurados, os eleitores paraenses disseram não à divisão do Estado. O resultado é definitivo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. O total de abstenções foi de 25%.  

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Ricardo Lewandowski, explicou, em rápida coletiva de imprensa, no Hangar Centro de Convenções, local da central de apuração, porque o resultado foi considerado com apenas 70% das urnas apuradas. ”Matematicamente está definido. O povo do Pará disse não à divisão do Estado”, afirmou.  

Lewandowski fez um balanço positivo do plebiscito e elogiou o trabalho de apuração do Tribunal Regional Eleitoral. ”O pleito foi um sucesso, em menos de duas horas já haviam sido apurados 70% dos votos, um tempo recorde. Os primeiros votos apurados foram do interior do Estado, em regiões de difícil acesso, o que mostra o sistema de transmissão foi eficiente, foi mais rápido até do que na capital”, elogiou.  

O ministro fez ainda um balanço positivo do plebiscito. Segundo ele foram apenas 28 urnas substituídas, sendo que nenhuma delas por urnas de lona. ”A votação foi tranquila em todo Estado, sem nenhum incidente, nenhuma prisão também”, afirmou. 

Fonte: ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...