TAPIRAPE FM

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Estudantes Indígenas da Aldeia Urubu Branco concluem o magistério

Indígenas de etnia Tapirapé da Aldeia Urubu Branco á 120 km de Confresa concluíram o magistério e realizaram formatura. A etnia Tapirapé é composta com cerca de 300 índios, destes 60 estudantes do curso de magistério receberam certificados no último dia (25-02).

Na solenidade os indígenas receberam os certificados de conclusão do magistério que permite atuarem na docência de Educação Infantil e no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental em escola da própria Aldeia.

Além da formatura houve apresentações culturais da etnia Tapirapé. No evento estiveram presentes autoridades dos municípios de Porto Alegre do Norte, Santa Terezinha e Confresa.

“Os formandos tiveram professores de varias universidades do país que ministraram as aulas do curso, que significa uma educação de qualidade para os novos alunos da aldeia e com identidade cultural da etnia”, disse o Diretor da Escola indígena da Aldeia, Élber Tapirapé ao Portal Agência da Noticia.

O Cacique geral Carlos Tapirapé afirmou estar feliz com a formação dos professores e lembrou da história de seu povo que quase foi extinto no passado porém já se recuperou.

Em reunião realizada por volta das 20hs os líderes indígenas agradeceram ao executivo de Confresa presente pelas parcerias realizadas com as prefeituras de Porto Alegre do Norte e Santa Terezinha que sempre apoiaram os eventos realizados na Aldeia Urubu Branco.

Fonte:Agência da Notícia/Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...