TAPIRAPE FM

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Baiano articula encontro entre Silval Barbosa e famílias da Suiá Missú

Porto Alegre do Norte/MT – Sob a articulação do deputado Estadual Baiano Filho (PMDB), representantes das famílias retiradas da Gleba Suiá Missú se reuniram com o governador Silval Barbosa para reivindicar apoio e estrutura aos produtores, hoje desamparadas pelo Governo Federal. Segundo o relato do presidente da APROSUM, Renato Teodoro a maior dificuldade enfrentada pelas famílias é a falta de moradia. O grupo relatou ao governador que desde o despejo em dezembro, as famílias estão alojadas em locais insalubres e ate mesmo às margens da BR-158 sem nenhum auxílio.
Os líderes contabilizam que cerca de 300 famílias estão acampadas às margens da rodovia; outras 170 famílias estão distribuídas em barracas de lona improvisadas, barracão da igreja e uma parte no loteamento doado pela Prefeitura de Bom Jesus do Araguaia. Outras 115 famílias estão alojadas no Colégio Agrícola de Alto Boa Vista; 50 famílias estão acampadas em Canabrava do Norte; 35 famílias no centro comunitário do Espigão do Leste/São Felix do Araguaia, e cerca de 10 famílias em Querência.
Silval incumbiu o prefeito de Alto Boa Vista Leuzipe Domingues de levantar com precisão o numero de famílias em situação precária. O chefe do executivo antecipou que tem mantido conversas com a Caixa Econômica Federal a fim de equacionar uma formatação capaz de atender os produtores interessados em estabelecer moradia na área urbana, neste caso, a saída seria a construção de conjuntos habitacionais. Já as famílias interessadas em permanecer na zona rural, Silval se comprometeu em formar um grupo de trabalho com o INCRA para identificar novas áreas para o assentamento.
Por Naiara Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...