TAPIRAPE FM

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Professores retornam às aulas nesta 2ª em MT após uma semana de greve

Professores da rede estadual retornaram às aulas nesta segunda-feira dia(29), em Cuiabá. Algumas escolas municipais do interior do estado, no entanto, permaneceram em greve. Após assembleia realizada na sexta-feira (26) ficou definido o início do estado de greve, quando as escolas funcionam normalmente, mas podem retomar a greve a qualquer mento.
No dia 15 de maio, o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) pretende protocolar no Ministério Público Estadual (MPE), Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado (TCE), um documento monstrando problemas de infraestrutura das escolas.
Os profissionais também aprovaram uma proposta que deve ser encaminhada ao governo do estado. No documento, é exigido medidas para estabelecer ações visando aumentar os salários dos trabalhadores e ainda melhorias na infraestrutura nas unidades, de acordo com o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes. “Muitas estão em situação precária, sem condições mínimas de manter estudantes nas salas de aula”, pontuou.
O estado de greve deve permanecer até os dias 8 e 9 de junho quando será realizado o Conselho de Representantes com trabalhadores de todo o estado. Os professores deverão avaliar se as reivindicações foram atendidas no período anterior e também discutir a necessidade de dar início a greve por tempo indeterminado.
Aproximadamente 600 mil alunos da rede pública de ensino do estado ficaram sem aula entre os dias 22 a 26 de abril, devido às reivindicações não atendidas pelo governo. Há mais de um ano a categoria deflagrou greve e as cobranças continuaram pendentes.
“Chegamos a uma situação insustentável e não há alternativa se não a radicalização”, avaliou Henrique Lopes. Atualmente, os professores estaduais ganham piso de R$ 1.452,37 e cobram reajuste para R$ 1.937.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o salário pago no estado é o quarto melhor salário da carreira no país.

Por: Do G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...