TAPIRAPE FM

sábado, 25 de maio de 2013

Médicos de MT protestam contra vinda de colegas estrangeiros

Médicos e estudantes de medicina realizam manifestação no sábado (25) contra a intenção do governo de importar médicos sem revalidação de diploma. O evento será realizado às 9h30, na Praça Alencastro e é realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), Associação Médica de Mato Grosso (AMMT), Sindicato dos Médicos do Estado (Sindimed-MT) e Centros Acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Unic.

Para as entidades médicas, ao insistir na importação de médicos sem revalidação de diplomas o Governo desrespeita a legislação e coloca em risco a qualidade da assistência oferecida à população. Da mesma forma, não resolve de forma definitiva o atendimento em saúde das áreas de difícil provimento no interior e nas periferias dos grandes centros.

A polêmica começou no dia 6 de maio quando o governo anunciou que estuda a importação de sem revalidação do diploma. Inicialmente falou-se que esses profissionais viriam de Cuba, Portugal e Espanha. De imediato, o Conselho Federal de Medicina (CFM) criticou a proposta e, na última semana, entrou com uma representação da Procuradoria-Geral da República contra a medida.

Revalida

Os Conselhos Regionais e Federal de Medicina, junto com outras entidades médicas, apoiam a aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), projeto desenvolvido a partir de uma parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde.

Para a presidente do CRM-MT, Dalva Alves das Neves, a revalidação deve ser criteriosa, pois assim a sociedade estará protegida contra maus profissionais e também contra falsos médicos. “A nossa preocupação é que a população seja amparada por profissionais bem capacitados e preparados”, pontuou.
Por: Midia News

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...