TAPIRAPE FM

segunda-feira, 3 de junho de 2013

MT recebe 28 veículos para atender povos indígenas

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá ganhou o reforço de 28 veículos novos, todos equipados com sistema de rastreamento via satélite e motoristas com disponibilidade de cobertura 24 horas. Os veículos novos somarão à frota já existente beneficiando 6.964 indígenas que vivem em 108 aldeias, pertencentes a 10 etnias, cujos serviços são prestados em 10 polos-base, 37 postos de saúde e 3 Casas de Saúde Indígena (Casai). Eles serão locados por um ano em contrato que pode ser renovado por mais 4 anos. O contrato inclui ainda a contratação de motoristas e os serviços de manutenção.
Os veículos, todas picapes VW Amarok, foram entregues pelo secretário Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, na sexta-feira (31) e servem para realizar transporte de pacientes, medicamentos e equipes de Saúde Indígena. “A contratação desses veículos é importante para deixar a gestão da saúde indígena livre para cuidar da qualidade da atenção básica, deixando a administração frota com a empresa contratada”, disse o secretário durante a entrega. O DSEI Cuiabá abrange 16 municípios numa área que vai da Capital até a fronteira com a Bolívia.
Ele pontuou que são os primeiros veículos de muitos outros que vão reforçar nossa estrutura de transporte em todo o país. Para o secretário, o rastreamento por satélite dos carros vai permitir um rigoroso controle do uso desses veículos e mais transparência na gestão dos contratos. O monitoramento dos veículos permitirá a localização exata dos mesmos, a sua velocidade, o trajeto percorrido a cada deslocamento e para que finalidade o mesmo está sendo utilizado, tudo a partir de um site na internet que pode ser acompanhado pelos gestores da Sesai em Brasília.
Saúde Indígena
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), criada em 20 de outubro de 2010, é responsável pela implementação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, em articulação com o Sistema Único de Saúde (SUS), cuja missão é executar ações de atenção básica de saúde para cerca de 700 mil indígenas que vivem em 5 mil aldeias em todo o país.

Por: Welington Sabino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios ( PLP 137/15 , do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no ...