TAPIRAPE FM

terça-feira, 23 de julho de 2013

Prefeituras desperdiçam 40% dos recursos

Um estudo elaborado por analistas de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Fazenda, estima que pelo menos 40% dos recursos gastos pelas prefeituras brasileiras no ensino fundamental são desperdiçados, seja por corrupção ou ineficiência da máquina pública. 


O estudo aponta que os recursos disponíveis são mais do que suficientes para o cumprimento das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Logo, o problema dos municípios seria a má gestão e não a falta de dinheiro. 



De acordo com o levantamento, 4,9 mil municípios destinaram 54 bilhões de reais por ano ao ensino fundamental, no período de 2007 a 2009, sendo que 21,9 bilhões teriam sido desperdiçados, na estimativa mais modesta. 



A conclusão aquece o debate sobre a necessidade de mais investimentos para a educação. O Senado está para votar projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação (PNE) que propõe aumentar o gasto público com ensino para 10% do Produto Interno Bruto ao longo dos próximos dez anos.
Por: Elisete Mengatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário